Postagens populares

domingo, 2 de janeiro de 2011

Logomarca oficial dos jogos olítmpicos Rio-2016 é lançada


Do G1
A menos de duas horas da chegada de 2011, o Rio de Janeiro deu um salto de quase seis anos rumo ao futuro. Diante da multidão reunida na praia de Copacabana para a virada do ano, as Olimpíadas Rio-2016 ganharam uma cara: a logomarca dos Jogos foi divulgada pelo Comitê Organizador. Confira a imagem que simboliza o maior evento da história do esporte brasileiro:
"A marca é muito estética , inovadora e criativa. É possivel ver várias coisas nela: rio, montanha, sol, Copacabana. O que mais me impressiona é que é um desenho leve, que parece flutuar na água" elogiou Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, que viajou ao Rio de Janeiro para o lançamento na noite do réveillon.
O lançamento teve início em Copacabana quando a cantora Daniela Mercury interrompeu seu show de Ano Novo para chamar ao palco dois atletas do salto em distância: a campeã olímpica Maurren Maggi e o jovem Caio Cezar Fernandes. Em seguida, três vídeos foram mostrado nos quatro telões instalados na praia: um sobre o dia em que o Rio foi escolhido como sede dos jogos; outro sobre Caio Cezar; e finalmente o que revelou a logomarca.
Em nota oficial, o Comitê explicou o conceito da marca, que representa pessoas de mãos dadas num formato que lembra o Pão de Açúcar, cartão postal do Rio: "ela traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e fazem dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso. Por isso, é uma marca essencialmente humana" explicou, em nota oficial, o Comitê Organizador.
O processo de escolha durou nove meses, e 139 agências de publicidade se inscreveram – todas brasileiras. Uma comissão julgadora de 12 pessoas selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio, duas de São Paulo e duas de Curitiba. A vencedora foi a carioca Tátil, com 20 anos de experiência no mercado e uma equipe de 105 funcionários.
Fred Gelli, sócio-diretor de criação da Tátil, festejou a vitória. "Uma marca que não tiver a capacidade de envolver uma experiência profunda e sensorial não chega ao coração das pessoas. O propósito representado nos aros olímpicos invadiu nossa equipe e foi o combustível para a gente chegar até aqui hoje. Esse é o sonho de qualquer designer porque é a marca mais reconhecida no mundo e vai ser vista por milhões de pessoas no planeta, da 5ª Avenida em Nova York até um vilarejo no Himalaia" afirmou Fred.
Os integrantes da comissão julgadora são Carlos Nuzman, Leonardo Gryner (Diretor Geral do Comitê Organizador), Beth Lula (Gerente de Marcas), Ricardo Cota (Subsecretário estadual de Comunicação Social), Marcela Muller (Coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura), Jeanine Pires (Assistente do Ministério do Esporte), e os especialistas Michael Payne, Brad Copeland, Theodora Mantzaris, Scott Givens e Roberto Fernandez.
A imagem passou os últimos dias guardada em uma sala a portas fechadas. O acesso ao local era permitido a apenas 11 pessoas, que precisaram passar pela leitura da impressão digital. Quem podia entrar tinha de assinar um contrato de confidencialidade, e dentro da sala não era permitido o uso de internet ou aparelhos que registrem imagens. Tudo para guardar o segredo até o último momento.

Charlie Brown Jr e CPM22 se apresentam em janeiro na Capital

Charlie Brown Jr e CPM22
Da Redação
As bandas de rock Charlie Brown Jr e CPM22 estarão em João Pessoa no dia 29 de janeiro. As apresentações acontecem na casa de shows Domus Hall, em Manaíra.
A confirmação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo microblog Twitter da Domus, o @domusoficial:
A banda Charlie Brown Jr. nasceu em 1992 em Santos. Ela segue a linha hardcore com influências do punk rock californiano, e mistura vários ritmos como o reggae, o hip hop, criando um estilo próprio. Vários sucessos marcam a carreira da banda como "Te Levar", "Rubão O Dono do Mundo" e "Papo Reto".
Já a Caixa Postal Mil e Vinte Dois, ou simplesmente CPM 22, surgiu em 1995 e estreou com o CD independente "A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum" e desde então colecionou sucesso e reconhecimento no território nacional.

Os 11 discos mais aguardados para 2011

Marisa Monte e Paula Toller (do Kid Abelha) voltam a gravar álbuns em 2011                                                                                                                                              Marisa Monte e Paula Toller (do Kid Abelha) voltam a gravar álbuns em 2011 .




Do G1

Muito artista que passou os últimos anos hibernando vai voltar a fazer barulho em 2011, seja por meio de riffs pesados ou batidas um tanto quanto batidas.

Nos próximos doze meses, as prateleiras serão abastecidas com discos de cantoras pop que não sumiram do radar dos paparazzi, como Lady Gaga e Britney Spears. Há espaço ainda para rock pesado (Foo Fighters), dançante (Franz Ferdinand) ou pesado e dançante (The Strokes).

Discos mais mansos como os de Marisa Monte, Coldplay e Kid Abelha devem ganhar vida, assim como o primeiro trabalho do grupo Beady Eye e os retornos de REM e Radiohead.

Leia a lista do G1 com 11 discos com lançamento esperado para 2011:

Beady Eye – “Different gear, still speeding” é o disco de estreia da nova banda de Liam Gallagher, ex-vocalista do Oasis. Com data de lançamento marcada para 28 de fevereiro, o trabalho já teve o primeiro clipe lançado na web, da música “Four letter word”.

Britney Spears – O primeiro álbum desde “Circus”, de 2008, sai em março. Terá os barulhinhos dos produtores Dr. Luke (responsável por hits de Katy Perry e Ke$ha) e do coletivo Xenomania (Kylie, Cher e Pet Shop Boys). Em janeiro, sai o single “Hold it against me".

Coldplay – Produzido por Brian Eno (U2, Talking Heads, Devo), o quinto disco do grupo britânico chegou a ser anunciado para 2010. O vocalista Chris Martin já avisou que se trata de um CD “conceitual e pessoal”, com músicas que seguem os passos de duas pessoas perdidas que se encontram em um ambiente difícil e começam uma jornada juntos.

Foo Fighters – Será o sétimo álbum do grupo, produzido por Butch Vig, responsável por “Nevermind”, do Nirvana. Também conta com a participação de Krist Novoselic, ex-baixista da banda liderada por Kurt Cobain (1967-1994), em uma das faixas. Nome e data de lançamento ainda não foram divulgados.

Franz Ferdinand – Alex Kapranos, vocalista do grupo, revelou em fevereiro que a banda já estava trabalhando em um novo álbum. Ele e o guitarrista, Nick McCarthy, já escreveram novas faixas, mas preferiram não comentar muito sobre o CD. Kapranos disse que falou mais do que deveria antes de "Tonight" (2009), e acabou interferindo na apreciação de fãs e críticos.

Lady Gaga – “Born this way” é o segundo disco de Gaga. Previsto para março, foi definido por ela como “o melhor da década” e “um casamento entre música eletrônica, grandiloquente, épica, metal, rock, pop, em hinos com melodias fortes e batidas dançantes”.

Kid Abelha – A banda formada por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato anunciou que retorna em 2011. O trio não lança discos há seis anos e saiu de férias em 2007. O 13º trabalho da banda é o sucessor de "Pega vida", responsável por hits como "Peito aberto" e "Por que eu não desisto de você".

Marisa Monte – Sem lançar discos desde 2006, quando soltou “Universo ao meu redor” e “Infinito particular”, Marisa desde então só emplacou o sucesso “Não é proibido” (dos versos “paçoca, mariola, quindim, frumelo, doce de abóbora com coco”, assinados com Seu Jorge). Ela deve voltar às prateleiras ainda no primeiro semestre.

Radiohead – Em fevereiro, Thom Yorke revelou três inéditas: “The daily mail”, “Give up the ghost” e “Mouse dog bird”. Apesar de a revista “Rolling Stone” ter publicado a informação de que o disco já estaria pronto, o guitarrista Ed Greenwood disse que o grupo ainda está em estúdio, trabalhando no álbum que deve sair em 2011.

REM – Produzido por Garret "Jacknife" Lee (Snow Patrol, U2), “Collapse into now” será lançado em março. “Discoverer”, primeiro single do disco, foi lançado no dia 15 de dezembro. Eddie Vedder, do Pearl Jam, canta em "It happened today". Patti Smith está em "Blue" e Peaches surge em "Alligator aviator autopilot antimatter".

The Strokes – O novo disco do quinteto americano começou a ser gravado em fevereiro, produzido por Joe Chiccarelli (U2) e com a mão de Beck, cantor americano fã de tropicália. O quarto CD da banda já tem dez faixas prontas. Nome e data de lançamento não foram divulgados.

Treze goleia o Selecionado de Assunção por 9 a 0 em jogo-treino


Da Assessoria do Treze

O Treze realizou na tarde desta quarta-feira (29) o primeiro teste da pré-temporada e goleou o Selecionado de Assunção pelo placar de 9 a 0, no Estádio Presidente Vargas. O atacante Clóvis Diego abriu o placar no primeiro minuto do jogo, enquanto Manu marcou três gols aos 7, 13 e 15 minutos da etapa inicial. Já no segundo tempo, o meia Laércio, aos 5 e aos 26, o zagueiro Raniere aos 34 minutos, o meia Jonathan aos 40 e Fred aos 43 deram números finais ao confronto. Estes últimos estão em período de testes no clube e sendo observados pelo técnico Marcelo Vilar.
Segundo o treinador alvinegro, o placar elástico não importa e declarou que o jogo-
treino serviu para dar entrosamento ao elenco. “Ao longo dos amistosos vamos testar as opções que temos no grupo e assim definirmos o time”, completou.
O elenco volta a treinar na manhã desta quinta-feira (30), quando serão feitos soccer test com todos os atletas. Em seguida, parte do grupo será liberada para o período de Reveillon, enquanto os jogadores que chegaram recentemente continuarão trabalhando, segundo informou o preparador físico Alexandre Duarte.
O Treze jogou com a seguinte formação: Carlos (Arthur), Ferreira (Alexandre), André Lima (Raniere), Jefferson (Jonny), Celico (Paulinho Potyguar), Leomir (Jonathan), Laércio (Tércio), Weverson (Felipe Alemão), Piva (Rey), Clóvis Diego (Fred) e Manu (Índio).
Dos 14 atletas que foram contratados para a temporada 2011, 6 participaram do jogo-treino: Celico e Paulinho Potyguar (lateral-esquerdo), Ferreira (lateral-direito),
Jefferson (zagueiro), Laércio (meia) e Manu (atacante).
Foi registrada a presença de 264 pagantes, para uma renda de R$ 1.872. Na
próxima sexta-feira, 7 de janeiro, novamente no PV, o Galo irá enfrentar o Central
de Caruaru, em amistoso interestadual.

Campinense apresenta novo time na próxima segunda-feira


Da Redação
Com assessoria
Na próxima segunda-feira (3), no Renatão, será um dia de muita expectativa para os torcedores do Campinense, é que às 16h será feita a apresentação da comissão técnica e dos jogadores contratados e os remanescentes para a temporada 2011. 

Na oportunidade será cobrado o ingresso no valor de R$ 10 com objetivo de custear a pré-temporada do elenco que começara no dia 6 no município de Bananeiras. O torcedor poderá, na ocasião, comprar a nova camisa da Raposa fornecida pela Champs.

Durante a apresentação serão divulgados e apresentados outros atletas que foram contratados, mas não foram divulgados pela diretoria Cartola nesta última semana. O torcedor terá a oportunidade de conhecê-los nesta segunda no Renatão às 16h.

É importante que o torcedor compareça para dar força aos novos jogadores e ajude a diretoria que anda fazendo seu papel. De acordo com a comissão técnica os dias 4 e 5 serão destinados para exames na clinica IOR. 

A estreia da Raposa no estadual será no dia 6 de fevereiro, diante do Esporte de Patos, a partida será disputada no José Cavalcanti, a partir das 17h.

Os casos de Crime de Justiça que marcaram em 2010


Da Redação

Em 2010, os paraibanos acompanharam a resolução de um dos casos que mais repercutiram no Estado e no país: o julgamento dos acusados pelo crime que ficou conhecido com a Chacina do Rangel, que aconteceu em 2009, mas só teve seu desfecho em setembro deste ano.

Os internautas do Paraíba1 tiveram acesso a coberturas completas deste e de outros casos de Crime e Justiça que marcaram o Estado neste ano de 2010, como foram os casos dos assassinatos das estudantes Aryane Thays e Vanessa Maria e do bancário Everton Belmont.

Relembre os principais casos de Crime e Justiça:

Chacina do Rangel
Em julho de 2009, o casal Edileuza Oliveira dos Santos, de 26 anos, e Carlos José dos Santos, de 25, assassinaram brutalmente uma família vizinha. Moisés Soares Santos (o pai de 33 anos), Divanise Lima dos Santos (a mãe de 37 anos, que estava grávida de gêmeos), e os filhos Cynthia Rayssa, Rai e Cyntia Raquel dos Santos Soares (de 2, 4 e 10 anos, respectivamente) foram mortos a golpes de facão enquanto dormiam em casa. O caso ganhou repercussão nacional e ficou conhecido como a Chacina do Rangel. Outras duas crianças, filhas do casal, sobreviveram à chacina: Rian, de 6 anos, que ainda sofreu alguns golpes, mas foi socorrido e escapou, e Priciano, de 11, que saiu completamente ileso depois que conseguiu se esconder debaixo da cama.


Carlos José e Edileuza Oliveira foram condenados a mais de 100 anos de prisão

Os acusados foram presos na manhã do crime e confessaram os assassinatos sob a alegação de que um desentendimento entre vizinhos teria sido a motivação da chacina. A princípio, a versão do casal foi a de que Carlos José seria o autor dos homicídios, com Edileuza sendo apenas cúmplice. Mas, depoimentos do filho mais velho do casal assassinado, Priciano, e da mãe, Divanise, antes de morrer, revelaram que Edileuza teria desferido golpes em algumas vítimas.

O delegado que acompanhou o caso desde o início foi Deusdedit Leitão e o juiz foi Marcos William, da 1ª Vara Criminal. O casal foi julgado no 1º Tribunal do Júri, acusado de cinco homicídios triplamente qualificados – assassinato por motivo fútil, de maneira cruel e sem chances de defesa às vítimas – e por duas tentativas de homicídio.

Estes foram os fatos sobre a Chacina do Rangel, desde o dia dos assassinatos, em julho de 2009, até o fim do primeiro semestre de 2010.
Julgamento dos acusados pela Chacina do Rangel, passo a passo
Agosto 2010

Tribunal do Júri define data do julgamento de Edileuza e Carlos José. Os acusados e testemunhas do crime seriam ouvidos no dia 16 de setembro, às 9h, pelo Juiz Marcus William, no 1º Tribunal do Júri, na Capital.
16 de setembro

Edileuza e Carlos José são julgados, em júri popular, no 1º Tribunal do Júri. O julgamento é comandado pelo juiz Marcus William e o júri, composto por sete cidadãos. O advogado de Edileuza é o defensor público Argemiro Figueiredo e o de Carlos, Jerônimo Ribeiro.

Edileuza Oliveira dos Santos é condenada a 120 anos de prisão, acusada de quatro assassinatos (o da mãe e os das três crianças), da co-autoria de um assassinato (o do pai) e das tentativas de homicídios contra os dois sobreviventes. Já a pena de Carlos José dos Santos é de 116 anos de reclusão. Ele é responsabilizado por um assassinato (o do pai), co-autoria de outros quatro (o da mãe e os das três crianças), e pelas duas tentativas de homicídios.
21 de setembro

O advogado de Carlos José, Jerônimo Ribeiro, anuncia que vai entrar com recurso, pedindo a redução da pena. A alegação da defesa é de que Carlos confessou um assassinato, mas foi condenado por outros quatro crimes dos quais, segundo o acusado, ele não participou.
24 de setembro

O defensor público Argemiro Figueiredo também entra com recurso, pedindo redução da pena de Edileuza.

8 de outubro

A defesa do casal acusado entra com pedido de anulação do processo.

Edileuza Oliveira dos Santos e Carlos José dos Santos, condenados pela autoria da “Chacina do Rangel” estão presos na penitenciária de segurança máxima PB-I, localizada em Jacarapé, na Capital.

Caso Aryane

Este é outro caso que chocou os paraibanos. A estudante Aryane Thays Carneiro de Azevedo, de 21 anos, foi encontrada morta na BR-230, próxima à via Oeste, no sentido Bayeux-João Pessoa, em abril deste ano. Segundo investigação policial, ela teria morrido asfixiada por estrangulamento. Seu ex-namorado, o estudante de Direito Luiz Paes Neto, foi indiciado por homicídio qualificado e passou dois meses em prisão preventiva. De acordo com o inquérito policial, ele foi visto conversando com Aryane e saiu com ela de carro horas antes de a jovem ser assassinada. Caso o réu seja levado a Júri Popular, pode ser condenado a até 30 anos de cadeia.
Abril15
O corpo de Aryane é encontrado às margens da BR-230, parcialmente despido, com o botão da calça aberto. As suspeitas iniciais da polícia são de estrangulamento. Junto com o corpo é encontrado o resultado positivo de um exame de gravidez com o nome da vítima.
Luis Paes se apresenta à Polícia e fica detido, sob suspeita de ser o autor do assassinato da jovem. A delegada que assume o caso é Ranielli Vasconcelos. Luis faz exames de DNA, para saber se é pai do filho que a jovem esperava, e de corpo de delito. O advogado de defesa, Aluísio Lucena, diz que o estudante estava em casa no momento do crime.
16
Corpo de Aryane é velado.
19
O acusado Luiz Paes recebe mandado de prisão temporária e é levado à Carceragem da Central de Polícia.
22
Interrogatório de Luiz Paes, marcado para esta data, é adiado.
23
O Instituto de Polícia Científica (IPC) divulga o resultado de exame de DNA, que confirma que o filho que Aryane estava esperando era mesmo do seu ex-namorado e acusado do crime, Luis Paes.

O promotor Alexandre Varandas pede exumação do corpo de Aryane para tentar descobrir por que a estudante não reagiu ao ataque que a matou.
26
Divulgada entrevista gravada com Luis Paes, dias antes, na qual o acusado nega que seja o autor do assassinato da jovem.

Primeiras testemunhas começam a ser ouvidas pela delegada de homicídios Iumara Gomes.
27
Pedido de anulação da prisão preventiva de Luis Paes é negado e ele permanece preso.
30
Dados preliminares da perícia revelam que a cena do crime foi premeditada e que Aryane não sofreu violência sexual na noite em que foi morta. A delegada Iumara Gomes revela que a última pessoa com quem ela conversou por telefone foi o ex-namorado Luis Paes. Segundo a delegada, a jovem ao foi morta no matagal em que foi encontrada.

Maio4
A delegada Iumara Gomes afirma que enforcamento de Aryane foi feito com algum objeto.
5
A delegada Iumara Gomes ouve os dois policiais que primeiro encontraram o corpo de Aryane, às margens da BR-230.
17
A delegada Iumara Gomes indicia Luis Paes pelo homicídio de Aryane. Segundo a delegada, ele a teria matado por asfixia.
18
A juíza Ana Flávia acata pedido de exumação do corpo de Aryane e prorroga prisão temporária de Luis Paes por mais 30 dias.
25
Exumação do corpo de Aryane é marcada para o dia 1º de junho. A intenção é saber se a jovem estava dopada quando foi morta.
Aryane foi morta por asfixia. Luis Paes, ex-namorado da vítima responde pelo crime
Junho
No cemitério onde Aryane foi sepultada, o corpo da estudante é exumado. A previsão para um resultado final é de 20 dias.
16
O promotor de Justiça Alexandre Varandas solicita prisão preventiva do acusado.
17
Justiça nega pedido de prisão preventiva e Luis Paes é liberado da Carceragem da Central de Polícia, depois de 59 dias detido.
18
Exame toxiológico do IPC comprova que Aryane não estava dopada quando foi assassinada. Laudo comprova também que fios de cabelo encontrados no carro de Luis Paes eram de Aryane.
28
O promotor de Justiça Alexandre Varandas apresenta denúncia contra Luis Paes, depois de receber inquérito policial.
30
O juiz Marcos William titular da 1ª Vara Criminal da Capital acata a denúncia do Ministério Público contra Luis Paes.

A Justiça entendeu que o Caso Aryane já reunia indícios suficientes para que o caso fosse analisado por uma equipe que decidiria se o réu seria levado a júri popular. Nos meses de julho e agosto, Luis Paes aguardou em liberdade que a Justiça marcasse as audiências de instrução sobre o caso. No dia 19 de agosto, o Tribunal de Justiça marca para o dia 10 de setembro, no 1º Tribunal do Júri, às 9h, a primeira audiência do caso. O juiz Marcos William ouviria 29 testemunhas.
Setembro10
A Justiça começa a ouvir testemunhas do caso. Entre elas, são ouvidas Ariadne Thalita, irmã de Aryane; e a primeira delegada do caso, Ranielli Vasconcelos;

A audiência é adiada para o dia 24 de setembro, às 9h.
24
O juiz Marcos William ouve representantes do Ministério Público e três testemunhas de defesa. Mas, a audiência é novamente suspensa e remarcada para o dia 29 de outubro, às 9h, por falta de mais oito testemunhas de defesa, quatro declarantes de defesa e três peritos.

No dia 29 de outubro, data marcada para a sequência de audição às testemunhas do caso, os advogados de defesa apresentam atestados médicos que justificam suas ausências e a audiência é novamente adiada.
Novembro18
Os advogados de Luis Paes pedem suspeição de um dos promotores no caso, Edjacir Luna.
19
O pedido de afastamento do promotor Edjacir Luna, sob argumento de suspeição, foi negado pela juíza substituta, Ana Flávia Vasconcelos. Testemunhas são ouvidas, mas a audiência é adiada para o dia 10 de dezembro, por falta de uma das testemunhas.

Em dezembro, no dia 10, Luis Paes é ouvido em sessão de instrução de julgamento no 1º Tribunal do Júri, na Capital. Em depoimento, Luis Paes voltou a negar que tenha sido o culpado pela morte de Aryane.

Também foram ouvidos, nesta última audiência, um amigo de Luis, que confirmou que Luis esteve na sua casa até as 21h do dia da morte da estudante, e que saiu de lá para casa, dizendo que ia estudar.

As peritas que primeiro tiveram acesso ao corpo de Aryane também foram ouvidas.

O caso segue ainda com a necessidade de que algumas testemunhas sejam ouvidas. A Justiça ainda decidirá se Luis Paes, que segue em liberdade, irá a júri popular e, se isso acontecer, a pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Saiba como foi o último depoimento de Luis Paes à Justiça

Caso Vanessa

No dia 21 de julho, o corpo da estudante Vanessa Maria de Oliveira Pereira, de 19 anos, foi encontrado em um terreno baldio, no bairro de Jaguaribe, 18 dias depois de seu desaparecimento ter sido registrado junto à Polícia. Uma denúncia feita ao Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) teria sido o meio pelo qual a Polícia chegou ao local onde encontrou o corpo.

O delegado de Homicídios Allan Murilo Terruel está à frente do caso desde o início. O inquérito foi enviado ao Fórum Criminal e o delegado aguarda retorno da Justiça para dar continuidade às investigações. Até agora, nenhum nome foi apontado como responsável pelo assassinato da jovem.
Julho21

O corpo de Vanessa é encontrado em um matagal de Jaguaribe, já em estado de decomposição, com parte do esqueleto à mostra. O desaparecimento da estudante havia sido informado à polícia há 18 dias.
Seis pessoas, incluindo familiares e amigos de Vanessa, são interrogados pelo delegado de Homicídios Allan Murilo Terruel.
22

A partir dos testemunhos e de um diário de Vanessa, a Polícia trabalha com três hipóteses de culpados para o crime; entre eles, um jovem que, segundo informações, seria namorado da estudante.

Autoria do assassinato de Vanessa permanece um mistério; caso segue na Justiça
Agosto12

O Instituto de Polícia Científica (IPC) divulga que o resultado da arcada dentária do corpo encontrado confirmam o que a Polícia já sabia: a vítima era mesmo a estudante Vanessa. Os demais exames, que esclareceriam a causa da morte ainda são aguardado pelo delegado de Homicídios. O Corpo da jovem, portanto, permanece na Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol).
Allan Terruel ouve mais testemunhas, e afirma que as investigações já se voltam a apenas uma hipótese de culpado pelo crime.
17

Família realiza o sepultamento de Vanessa, que teve o corpo liberado pelo Gemol no dia anterior. Os exames revelaram que a jovem não sofreu violência no dia da morte, mas os resultados ainda não foram conclusivos e não revelam a causa da morte. Delegado mantém a tese de assassinato.
20

Um homem, de identidade não revelada pela Polícia, é detido tendo consigo o celular de Vanessa, que tinha o registro de chamadas apagado. Depoimentos prestados pela família revelam que a garota sofria ameaças e que teria sido seguida no dia em que desapareceu.
25

Delegado Allan Terruel pede à Justiça que o prazo para a conclusão do inquérito, previsto para terminar no dia 26, seja prorrogado.
26
Pedido de prorrogação do prazo é negado e inquérito é enviado ao Fórum Criminal para análise da Justiça.

O proceso, que estava em poder da Delegacia de Homicídios, sob comando do delegado Allan Murilo Terruel, teve que ser encaminhado ao Fórum Criminal depois de passados 30 dias do início das investigações.

O delegado aguarda, ainda, o retorno do processo, para dar continuidade ao caso, que segue, ainda, sem um suspeito apontado como responsável pela morte da estudante Vanessa.

Caso Everton

No dia 14 de março, o gerente bancário Everton Barbosa Belmont, de 27 anos, é morto depois de ser alvejado com cinco tiros de arma de fogo, em Jaguaribe, após uma discussão no bar Nossa Fava. O acusado pelo assassinato é o contador Wagner Soares Nóbrega, de 40 anos. Segundo informações, os dois teriam discutido por conta da suspensão de um cheque no valor de R$ 500.
Março14
Everton é morto a tiros pelo contador Wagner Soares, depois de uma discussão por conta da suspensão do cheque
18

Wagner Soares se apresenta à Polícia, acompanhado do seu advogado Abraão Beltrão, e são interrogados pelo delegado de Homicídios Allan Murilo Terruel. Wagner confessa o crime, mas diz que agiu em legítima defesa.

Contador Wagner Soares responde pelo assassinato do bancário Everton Belmont

Nos meses de abril a agosto, Wagner Soares segue em liberdade, enquanto a Polícia prossegue com as investigações do caso. Nesses meses, o Ministério Público solicitou prisão preventiva de Wagner, mas a Justiça, por meio da juíza Ana Flávia Vasconcelos, negou.
Setembro3
É realizada a primeira audiência de instrução e julgamento do processo, no 2º Tribunal do Júri, no Fórum Criminal. São ouvidas na audiência 13 testemunhas, sendo oito de acusação e cinco de defesa.

Os depoimentos são contraditórios, indo da hipótese de que o assassinato teria sido previamente planejado à tese de que os disparos tenham sido feitos em legítima defesa.

A Justiça ainda pretende ouvir mais testemunhas, até que se decida se o caso irá a júri popular ou não.

Assassinato na saída do shopping

Na madrugada do dia 10 de setembro, Suênio Rocha Melo, de 30 anos, foi morto a tiros no estacionamento de um shopping, no bairro de Manaíra, na Capital, quando saía de um show no seu carro. O homicídio aconteceu em frente à 12ª Delegacia Distrital, que estava fechada no momento dos disparos. As câmeras do shopping flagraram a ação dos criminosos.

Ao longo das investigações, duas hipóteses foram levantadas pela Polícia. A primeira seria a de que um grupo de assaltantes teria tentado assaltar os ocupantes do veículo, e um grupo rival de assaltantes iniciou uma troca de tiros, dos quais um atingiu a vítima.

A outra tese da Polícia é a de que o tiro que matou Suênio teria partida da arma de algum segurança, que tenta coibir a ação dos assaltantes. O caso segue, ainda, sem elucidação.

Jovem é morto a tiros à caminho da casa do tio em João Pessoa


Da Redação
No final da tarde deste sábado foi registrado mais um homicídio na capital. Um jovem foi assassinado a caminho da casa do tio dele no bairro do José Américo. Marcone Soares da Silva, 22, era usuário de drogas e principal suspeita da polícia é de que o crime tenha acontecido por acerto de contas.
A vítima era conhecida por nêgo do Rangel e foi morta com pelo menos dois tiros. Segundo a polícia, existem dois suspeitos, mas ninguém foi preso e a população também teme passar informações. Os acusados fugiram a pé e até agora ninguém foi preso.

Mãe da criança morta em incêndio no bairro do Rangel é presa.

Dayse Batista responderá por abandono de incapaz e homicídio culposo
Da Redação

Está presa na Delegacia Especializada da Mulher, em João Pessoa, Dayse Batista de Carvalho, de 23 anos, mãe do menino Rogério Rian Pires de Carvalho, de apenas quatro meses, morto em um incêndio, no bairro do Rangel, no último dia 31 de dezembro. A prisão de Dayse aconteceu em uma ação do Serviço de Inteligência da Polícia Militar.

Segundo informações da Delegacia da Mulher, Dayse foi presa acusada de abandono de incapaz e homicídio culposo. Em depoimento, Dayse teria explicado à delegada da Mulher, Ivanise Olímpio de Almeida, que deixou seus dois filhos, Daiele Vitória, de 2 anos, e o bebê Rian, dormindo na mesma cama, enquanto saía, pouco antes da meia noite, para comemorar a chegada do ano novo com vizinhos. Segundo a acusada, ela havia deixado algumas velas acesas na casa, porque a energia do local havia sido cortada.

Dayse Batista era separada e vivia sozinha com os dois filhos. Os pais das crianças, o vigilante Rogério Pires, se disse indignado com o descuido da mãe com os filhos. Da Delegacia da Mulher, Dayse Batista será encaminhada para o presídio, onde ficará detida até que os fatos sejam melhor apurados.

Funcionários temporários podem ser efetivados


Karoline Zilah
A maioria dos contratos de trabalho feitos pelos hotéis com seus novos funcionários no verão segue o regime temporário. Os novatos assinam compromisso por três meses e, ao término deste período, podem ser efetivados ou dispensados. Para a maioria dos trabalhadores, a expectativa é de que o emprego temporário ganhe estabilidade e seja 'promovido' a efetivo.
"Geralmente, abrimos mais vagas temporárias no começo do ano, mas vale salientar que nada impede que a pessoa seja contratada. Vai depender da desenvoltura do profissional e da necessidade do hotel", comentou Tâmara Targio, gerente do Hotel Village.
Experiência
Como as contratações acontecem com em caráter de urgência, o tempo de treinamento é curto. Por isso, o setor hoteleiro acaba contratando profissionais que já tenham alguma experiência na área para a qual se candidatam. Neusilene Araújo, assistente da gerência do Hotel Tambaú, explica que a empresa oferece um treinamento interno para os funcionários novos, mas que o ideal é que ele já traga na bagagem algum conhecimento do serviço.
Apesar da exigência, nada impede que novatos sejam agregados à equipe neste período. Alguns setores permitem que a mão de obra seja aperfeiçoada no dia a dia de suas atividades.
No caso do Hotel Village, há um programa de estágio para estudantes de Turismo, que geralmente trabalham no setor de recepção. Até menores de idade podem ter uma oportunidade. O hotel firmou um convênio com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE), admitindo adolescentes dos 14 aos 16 anos para trabalhar na recepção do café da manhã ou como mensageiros, tendo assim seus primeiros contatos com o mercado de trabalho.
Para participar, os aprendizes devem estar matriculados em escolas da rede municipal ou estadual e precisam ter boas notas. Quando passam a trabalhar no hotel, eles são dispensados de suas atividades uma vez por semana durante um ano para assistir às aulas de qualificação.

Ricardo Coutinho diz que valorização da vida humana será prioridade




Trechos do discurso do governador eleito Ricardo Coutinho:

Ricardo Marcelo encerra a sessão solene de posse desejando um bom mandato para o governador eleito.  

Governador diz que vai cobrar o compromisso de trabalho através do sistema de gestão. “Implantarei um sistema de gestão pública a serem perseguidas tempo a tempo”.

"Nossa prioridade número um será a valorização da vida humana".  

Ricardo diz que a imprensa paraibana tem grandes nomes e deve ampliar sua histórica tarefa de quarto poder de forma responsável e verdadeira.

"A Cássio Cunha LIma meu abraço e a lembrança de um lema que a cada momento que caminhávamos eu falava. O lema era venceremos e você também vencerá".

 Ricardo lembra cada trabalhador das regiões paraibanas e diz que é no interior que vem as energias das cidades. "É de lá que devemos voltar nossas atenções. Teremos os pés na estrada numa caravana permanente".

 O governador fala das modernidades tecnológicas e os espaços virtuais que estão sendo ampliado.

"A população tem sua própria lógica e sua força. Foi assim que as urnas disseram e assim será".

"Assumo mais a mesa das decisões estará sentado o bravo e sofrido povo paraibano".

A mãe do governador, Natécia Coutinho, entrega bandeira da Paraíba.

Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia são empossados pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo. Os dois assinam o livro de posse.

Neste momento tem início a solenidade de posse do governador Ricardo Coutinho (PSB) e seu vice-goverador, Rômulo Gouveia. O evento acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa. Todos as autoridades acompanham a execução do Hino Nacional, cantado por Eleonora Falcone. Em seguida, o presidente da ALPB, Ricardo Marcelo, pedi os documentos das duas autoridades que estão tomando posse.

A sessão da Assembleia Legislativa que dará posse ao governador não será realizada na Casa Napoleão Laureano. O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) deu inicio a solenidade e neste momento chama as autoridades dos três poderes: judiciário, legislativo e do executivo municipal de João Pessoa. Em seguida, chamou o reitor da Universidade Federal da paraíba, Rômulo Polari e o pastor Estevan Fernandes e o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto para comporem a mesa.